Participe & Ação

Projeto

Apresentação

A EVOLUÇÃO, impulsionada por diversos desafios enfrentados e observados durante alguns anos de permanência no Fórum de Entidades Sociais e com a atuação direita e indireta em diversos projetos articulados pela OSC VILA DA CIDADANIA, principalmente àqueles com o público prioritário de Crianças, Adolescentes e Jovens, resolveu em 2019, fixar sua sede na comunidade de São Sebastião, com o objetivo institucional de atuar mais diretamente com a comunidade, seja por meio de ações pontuais ou por meio de ações de médio e longo prazo.

São Sebastião é a RA XIV do DF, segundo o último censo, a população rural e urbana ultrapassam 115.000 habitantes. Conforme PAD 2019, em média, cada família é composta por quatro pessoas, desse total, cerca de 70% da população é de baixa renda. Importante destacar que o perfil populacional é predominantemente jovem, onde 47% têm menos de 20 anos, destes, 25,45% são crianças até 10 anos.

O surgimento de comunidades altamente vulneráveis na periferia da cidade junto, bem como, as comunidades mais tradicionais engrossam as fileiras e demandas por equipamentos públicos e serviços de garantias dos direitos comunitários. Tal realidade quando analisada, contrapõe outro dado divulgado importante a ser considerado, o qual é o nível de participação social e política da população local, que segundo a CODEPLAN-PDAD 2016, é extremamente baixo com mais de 99% da população não efetivando esse direito, principalmente o grande público de crianças, adolescentes e jovens, sujeitos prioritários de direito, que estão em ambiente de participação coletiva dos quais só 0,07% afirmam ter contato com algum movimento ou órgãos que proporcionam essa participação.

Tendo em vista tais realidades, fez-se necessário planejar um processo inicial para uma intervenção, que para além de ofertar acesso a diversos serviços e atividades socioeducativas, que em se justificasse e oportunizasse novas maneiras as quais esse público prioritário buscasse protagonizar suas próprias trajetórias como cidadãos de direitos, principalmente para garantir o que dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Assim foram gestados os propósitos do projeto que será executado no ano 2022, buscando alcançar, oportunizar, mobilizar e subsidiar crianças e adolescentes, com foco na efetivação do seu direito de participação, na composição e ou criação de espaços próprios de diálogos comunitários, tendo como base e diretrizes motivacionais garantir seus direitos e de seus pares, bem como contribuir diretamente no cumprimento de alguns Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS.

Objetivos do Projeto

Tem como objetivos a oferta de atividades socioeducativas em esporte, lazer, cidadania dentre outras e formação de educadores sociais para a garantia dos direitos humanos.

Público Alvo

100 crianças e adolescentes entre 6 e 16 anos e 30 educadores sociais entre 16 e 20 anos

Responsáveis

Equipe multidisciplinar com Educadores, Psicólogos, Assistente Social e Jovens Educadores multiplicadores de saberes e demais da equipe de suporte operacional.

Financiador

Fundo da Infância do Distrito Federal.

Apoio

Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente CDCA/DF, SEJUS e Vila da Cidadania.